Curso de Ciências Contábeis é Conceito 3 no ENADE 2018

O curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), Coordenado pela prof.ª Me. Renata de Sampaio Valadão, alcançou o conceito 3 de um total de 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2018. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (04/10), pelo Ministério da Educação (MEC).

O Enade é a etapa mais visível do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), vinculado ao MEC, porém, não é a única forma de análise dos cursos de Ensino Superior no país. O ciclo de avaliação ocorre com a periodicidade de três anos e analisa variados aspectos, como o “[…] rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.” (INEP, 2019)

Com a nota do Enade divulgada, o curso de Ciências Contábeis das FIU que obteve o conceito 3, é considerado bom, e esse resultado reflete no conceito do curso, sendo uma conquista para as Faculdades Integradas Urubupungá, onde destacam-se o esforço conjunto, da Direção, Coordenação, Professores e dos alunos para a melhoria da qualidade do ensino da instituição. Esse resultado também representa um processo de conscientização dos alunos do curso que sentiram o impacto da importância dessa avaliação para a carreira profissional e o reconhecimento do curso e da instituição para a sociedade.

Durante os últimos anos, os avanços alcançados pelas FIU foram além da infraestrutura como também do dinamismo e interação acadêmica, com  crescimento das atividades integradas de ensino, extensão e pesquisa, com um aumento no número de projetos envolvendo a sociedade do município de Pereira Barreto e cidades vizinhas, assim como a realização contínua de eventos abertos e compartilhados entre graduação e pós-graduação. Isso cria um ambiente propício ao aprendizado e trocas de conhecimento que vão muito além da sala de aula.

Toda a equipe das FIU formada pela Direção Administrativa e Acadêmica, Coordenação, Técnicos e Docentes parabenizam o excelente desempenho dos Alunos do curso de Ciências Contábeis (Turma 2015-2018) pelo comprometimento e resultado apresentado na edição 2018 do Enade.