Plano de Desenvolvimento Institucional

As Faculdades Integradas Urubupungá – FIU passaram, nos últimos três anos, por um processo de expansão, que exigiu uma revisão nos rumos definidos pelo Plano de Desen-volvimento Institucional 2009 a 2013.
Neste novo documento, as FIU apresentam seus princípios, bem como as diretri-zes e metas a serem alcançadas no período de 2014 a 2018. Para situar quais são os principais desafios a serem enfrentados pela Instituição, definir as prioridades e a direção dos investi-mentos que serão realizados é necessário conhecer a sua trajetória e as potencialidades que apresenta.
Desde a sua criação como instituição privada há mais de 40 anos, as FIU vêm buscando realizar a sua missão de contribuir para o desenvolvimento regional e nacional, pro-duzindo e transmitindo novos conhecimentos, formando profissionais capazes de atuar de forma crítica e criativa na busca de soluções para os diferentes problemas da sociedade.
Com o crescimento expressivo de suas atividades, ampliaram a capacidade de atu-ação em diferentes campos do saber. A Instituição realiza ensino, atividade investigativa e extensão, de forma articulada, nos campos das Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, além dos Tecnológicos.
O grande desafio para os próximos cinco anos é provocar o aumento da inserção das FIU no cenário regional e nacional, dando passos importantes na direção de consolidar-se como referência de qualidade e seriedade. Para garantir a sustentabilidade desse processo, é necessário investir, em primeiro lugar, na infraestrutura administrativa. A implantação de um sistema de gestão integrada das atividades administrativas e acadêmicas permitirá o aumento da eficácia e maior agilidade nos processos e a transparência em sua execução, elementos essenciais na gestão acadêmica.
Para consolidar a expansão iniciada em 2013 o principal desafio é continuar am-pliando o número de cursos atualizados atendendo as necessidades da demanda regional e nacional, com visão proativa, contribuindo para uma educação de qualidade. Simultaneamen-te, é preciso incentivar a inovação pedagógica, o uso de novas tecnologias e, sobretudo, a im-plantação de programas que visem ao desenvolvimento de competências e habilidades sociais e profissionais nos formandos, enriquecendo a trajetória acadêmica de todos.
A ampliação da Graduação ocorrerá com a abertura de novos cursos em áreas nas quais a Instituição já possui quadros qualificados.

“João de Altayr Domingues
Diretor das FIU”

Download “PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL” PLANO-DE-DESENVOLVIMENTO-INSTITUCIONAL-2014_2018.pdf – Baixado 194 vezes – 1 MB