Semana de Educação 2019: Primeiro dia da XX Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia e IV Semana Acadêmica do Curso de Letras

No dia 30 de setembro de 2019 foi realizada a cerimônia de abertura da Semana de Educação das FIU: XX Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia e IV Semana Acadêmica do Curso de Letras, a qual foi organizada por alunos, professores e coordenadores da Instituição. Pautada pelo eixo temático “Saberes em Construção: Olhares Interdisciplinares”, a Semana de Educação tem como objetivo promover o diálogo e a troca de saberes entre estudantes, professores, profissionais da educação e comunidade.

 

Compuseram a mesa da cerimônia o Diretor Geral das FIU Cândido Pinheiro Dias Neto, o Diretor Financeiro Wilson Alexandrino Pereira de Araújo, o Coordenador Geral Ivo Neves, a Coordenadora do Curso de Pedagogia Me. Adriana de Oliveira Hansen, o Coordenador do Curso de Letras Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, a Dirigente Regional da Diretoria de Ensino de Andradina Me. Selênia Silvia Witter de Melo e a Palestrante Drª.  Maria Regina dos Passos Pereira.

 

Após a abertura do evento realizada pelo Diretor Geral das FIU e das palavras dos demais membros da mesa, deu-se início a palestra de abertura “A Formação de Professores e os Desafios dos Profissionais da Pedagogia”, proferida pela Drª.  Maria Regina dos Passos Pereira, a qual propôs uma reflexão sobre a formação do pedagogo e seu papel na sociedade contemporânea.

 

Em seguida ocorreu a mesa-redonda “Articulando Currículo Paulista, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Plano Nacional de Educação (PNE)”, a qual teve como objetivo específico discutir as principais mudanças que estão ocorrendo na educação brasileira. A mesa-redonda contou com a participação do Prof. Me. Leandro Vitoriano da Silva, da Profª. Marialba da Glória Garcia Carneiro, da Profª. Drª. Maria Regina dos Passos Pereira e da Dirigente de Ensino Prof.ª M.ª. Selênia Silvia Witter de Melo.

 

O Prof. Me. Leandro Vitoriano da Silva, como Articulador do Regime de Colaboração para Implementação da BNCC no Estado de São Paulo, tendo atuado também como Avaliador Educacional da SASE/MEC no Processo de Monitoramento e Avaliação dos PNE, falou sobre as metas do PNE e sobre o processo de implementação da BNCC.

 

A Profª. Marialba da Glória Garcia Carneiro, ex-presidente da UNDIME São Paulo, também tendo atuado como Avaliador Educacional da SASE/MEC no Processo de Monitoramento e Avaliação dos PNE, falou sobre os desafios para alcançar as metas propostas no PNE.

 

A Profª. Drª. Maria Regina dos Passos Pereira, na posição de Coordenadora de Etapa da Educação Infantil do Currículo Paulista e Membro do Comitê da BNCC do Estado de São Paulo abordou a Educação Infantil na Perspectiva do Currículo Paulista.

 

A Prof.ª M.ª. Selênia Silvia Witter de Melo falou sobre o regime de colaboração entre Estado e Municípios, a profissão docente e a implantação do Currículo Paulista.

 

Por fim, o Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia, como atual Presidente da UNDIME Nacional, Membro do Comitê Gestor de Implementação da BNCC e da Construção do Currículo Paulista e Secretário de Educação de Sud Mennucci-SP, proferiu sobre o Financiamento da Educação no Brasil.

 

O evento contou com a presença dos alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Pós-Graduação das FIU, Professores e Profissionais de Apoio da Instituição, Professores da Rede Municipal de Educação e Comunidade em Geral.