AS FIU JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE PEREIRA BARRETO INICIARAM O CURSO DE CAPACITAÇÃO, OFICINA DO SER: SAÚDE INTEGRAL DOS PROFESSORES.

“Cuidando dos Cuidadores”

Com o objetivo de proporcionar aos profissionais conhecimentos voltados para saúde biopsicossocial, com teorias científicas das áreas da saúde, psicologia e educação, iniciou neste sábado o Curso de Capacitação aos Profissionais da Educação da cidade de Pereira Barreto, onde as FIU juntamente com a Secretaria da Educação proporcionarão prevenção e intervenção ao adoecimento e uma qualidade de vida pessoal e profissional, instrumentalizando assim uma melhor proficiência no exercício da função de educador.

As áreas de concentração das temáticas serão concentradas nas áreas da Psicologia, Educação e Saúde.

O Programa Oficina do Ser apresenta uma série de conteúdos e intervenções voltados para a promoção à saúde integral dos professores com ênfase no acolhimento e cuidado daquele que cuida e educa. Sempre é ofertado aos profissionais, capacitações e formações continuadas voltadas para instrumentalização do exercício da educação e construção de conhecimento ao aluno, que é de fundamental importância e necessidade.

O que este projeto propõe é uma instrumentalização diferenciada no que diz respeito à psicoeducação, o olhar voltado para o professor enquanto protagonista e seu olhar para si mesmo antes de olhar para o aluno. Tem como prioridade não somente a competência e performance profissional como o bem-estar consigo mesmo, aquele que precisa ser cuidado e estar em plena saúde biopsicossocial para exercer seu papel e compromisso.

“A educação sempre teve o foco na aprendizagem que é seu instrumento de trabalho prioritário, no entanto, devido a diversas questões que têm assolado a sociedade e as famílias, é notório o foco na questão psíquica, afetiva e emocional. Há crianças que vêm para a escola e não estão preparadas para serem educadas no sentido cognitivo pois são comprometidas em sua estrutura psíquica e emocional.” afirmou o professor Ivo Neves, Coordenador Geral das Faculdades Integradas Urubupungá, que está a frente deste projeto.

“É necessário um olhar diferenciado e focado que exige um investimento libidinal, psíquico e emocional por parte dos profissionais diante das linguagens afetivas nas vertentes de prazer e agressividade. É sabido o número de adoecimento dos profissionais da educação devido às diversas complicações apresentadas ao exercício da profissão, é de extrema necessidade ofertar aos mesmos uma formação integral que proporcione instrumentos de autoconhecimento e prevenção a esses adoecimentos.” afirma o professor Elias Lopes, coordenador do Projeto.

“A nossa Proposta de levar capacitação para os Municípios, faz parte de um Planejamento de Expansão que iniciou neste ano, este é o primeiro curso na qual encontramos esta grande parceria com a Secretaria da Educação. Agradeço a confiança da secretária Professora Maria José Carneiro, estamos proporcionando o que temos de melhor em nossa Instituição ao longo destes 48 anos de história, a Educação.” afirmou Cândido Pereira Dias Neto, diretor das Faculdades Integradas Urubupungá.

“As FIU teve a melhor proposta, não apenas no preço, mas também com um corpo docente excelente e uma estrutura que nós conhecemos, onde muitos de nossos profissionais já estudaram e continuam a estudar. Não tenho dúvidas que será um grande curso.” afirmou Maria José Carneiro, secretária da Educação de Pereira Barreto.

As aulas serão realizadas nas Faculdades Integradas Urubupungá, apenas com a abertura feita na Casa da Cultura, os professores da Rede Municipal que estiverem interessados em participar, devem procurar a Secretaria da Educação.